, ,

Rio - 1ª cidade da América do Sul com domínio próprio

Rio vira primeira cidade da América do Sul a ter domínio com seu nome


Cidade terá domínio '.rio' a partir de janeiro de 2015.Interessados podem se cadastrar a partir desta segunda.


Digital Easy: Rio vira primeira cidade da América do Sul a ter domínio com seu nome


A Prefeitura do Rio anunciou nesta segunda-feira (25) que o Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a ter um domínio de internet com o seu nome. A partir desta segunda, os interessados em utilizar ".rio" em suas páginas na internet, no lugar do ".com.br", por exemplo, poderão se cadastrar no site "meu domínio Rio". As inscrições estão abertas até o fim do ano para quem mora na cidade ou empresas com sede no município. O prefeito Eduardo Paes estima que o preço de manutenção do domínio seja de R$ 60 anuais.


Com a iniciativa, o Rio se junta a outras cidades do mundo como Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma e Berlim. Segundo Paes, a criação do domínio coincidiu com os 450 anos da cidade, comemorados em março de 2015, e com as Olimpíadas de 2016, mas não foi inspirada pelos eventos.
"A gente passou por um processo e pleiteou isso há mais de um ano. A taxa de manutenção será para os funcionários do Iplanrio (Empresa Municipal de Informática da Cidade do Rio). Nós pagamos uma quantia para nos candidatarmos. Foi uma supercoincidência com o aniversário da cidade e as Olimpíadas, já que recebemos essa licença no segundo semestre deste ano. Acho que é uma oportunidade para os outros estados também, mas o Rio tem o nome mais bonito de todos", afirmou.
Critérios
Para registrar o domínio ".rio", o interessado deve seguir algun critérios. O site deve ter uma identificação reconhecida com a cidade; somente a administração municipal poderá utilizar nome de bairro, região, local, evento ou  tradição do Rio, como a praia, Copacabana, carnaval, etc. Até o fim do ano, 100 domínios, reservados pela Prefeitura, estarão no ar.
"A marca do Rio é muito forte. Temos direito já de usar 100 nomes e já vamos liberar os primeiros domínios. Haverá um comitê gestor, a regra é bastante democrática, mas a prefeitura vai fazer uma checagem para evitar qualquer desvio. As regras são simples e objetivas. Se alguém criar, por exemplo, "eduardopaeséumaporcaria.rio", eu não vou vetar, não é o papel da prefeitura", afirmou.



Digital Easy: Página da Prefeitura para cadastrar o domínio
Página da Prefeitura para cadastrar o domínio (Foto: Reprodução / Prefeitura do Rio)

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário