,

Tecnologia de detecção para Voleyball é aprovada em teste oficial

Digital Easy - O sistema Penalty D Tech foi testado pela primeira vez


O sistema Penalty D Tech, desenvolvido pelo Grupo Cambuci e 3R Corp, foi testado pela primeira vez na partida entre São Bernardo e Sesi-SP, válida pelo Campeonato Paulista Masculino


O disputado confronto na noite de ontem (28/08), entre o São Bernardo e Sesi-SP, foi definido somente no tie-break, quando o time visitante conquistou a vitória. Apesar do grande jogo que acontecia na quadra, a disputa ficou em segundo plano, já que pela primeira vez em uma partida oficial estava em teste a tecnologia Penalty D Tech, desenvolvida pelo Grupo Cambuci, detentor das marcas Penalty e Stadium, em parceria com a 3R Corp, empresa especialista em projetos de visão robótica de alta precisão, responsável pelo desenvolvimento da solução.

Fruto de um investimento de US$ 5 milhões, gastos essencialmente em Pesquisa& Desenvolvimento, a tecnologia Penalty D Tech é baseada na composição de um software proprietário da Cambuci composto por um sistema de captura deimagens. Ou seja, se a bola cai em zona de dúvida, simultaneamente é possível identificar se está dentro ou fora da quadra, pois a informação é enviada em tempo real ao dispositivo de imagem da mesa da delegação e do juiz principal. Na noite desta quinta-feira, o árbitro Flávio Campos identificou instantaneamente uma luz vermelha sempre que a bola caiu fora da quadra.

O desempenho da solução foi acompanhado de perto pelo vice-presidente da FIVB (Federação Internacional de Volleyball), Saul Castro Verdugo, que irá encaminhar um relatório à comissão de arbitragem da entidade. Para Emerson Shiromaru, formado em Engenharia Calçadista e responsável pela área de Inovação e Tecnologia da Cambuci, o resultado foi positivo. “A 3R Corp foi contratada pela Cambuci para desenvolver o sistema Penalty D Tech e os cientistas da 3RCorp tornaram o sistema realidade. Em alguns lances cruciais do jogo o sistema pôde auxiliar o árbitro a tomar a decisão com mais segurança e tudo isso em tempo real. Apresentamos a solução funcionando à FIVB em uma partida oficial e não tivemos nenhum problema”, comemora o executivo.

Cabe ressaltar que o sistema é inédito no mundo, desde a sua concepção, mantendo-se atualizado conforme a comprovação apresentada em Relatório Técnico emitido pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Da forma como foi concebido, o sistema Penalty D Tech leva apenas 60 minutos para ser instalado e sua remoção é simples e imediata após o término da partida.

“Agora vamos aguardar o relatório da FIVB e suas considerações para darmos o próximo passo. Em uma segunda geração do Penalty D Tech poderemos acrescentar mais controles de lances cruciais do jogo em tempo real”, finaliza o executivo.

A partida aconteceu no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo, onde o time da casa, após ganhar o primeiro e o quarto set, viu o Sesi-SP fechar o tie-break em 15-10 e conquistar a vitória.


Mais: Conheça a Cambuci
O Grupo Cambuci, multinacional de origem brasileira, começou sua história em 1945, iniciou seu processo de internacionalização na década de 70 e hoje está presente em 14 países, como Argentina, Chile, Japão e Espanha. A marca Penalty foi criada em 1970 e o primeiro contrato de patrocínio de material esportivo com um time de futebol profissional foi com o São Paulo Futebol Clube. 

Atualmente a marca patrocina o São Paulo Futebol Clube, Ceara, Santa Cruz e Figueirense, além dos clubes de Futsal Carlos Barbosa e Intelli Orlândia e Voleyball Feminino do Clube Pinheiros. A marca patrocina também diversas Federações de Futebol, Confederação Brasileira de Futebol - árbitros, Confederação Sul Americana de Futebol - árbitros, federações de Voleyball, Confederação Brasileira de Basketball e Confederação Brasileira de Handball. A marca se orgulha pelo apoio incondicional ao esporte Brasileiro ao longo de sua história.


Fonte: Maxpress


Assuntos relacionados:

Digital Easy - sistema para monitorar gols - GoalControl-4D







0 comentários:

Postar um comentário